Para quem sofre com as dores da fibromialgia, reunimos algumas medidas que você pode adotar em sua rotina para aliviar os sintomas. Confira!
O que é fibromialgia?
A fibromialgia é uma doença caracterizada pela presença de dores generalizadas e crônicas pelo corpo. Essa síndrome é uma patologia que está associada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor, seja ela muscular ou articular.
Sintomas da fibromialgia
Além das dores, essa doença também pode ocasionar:
- fadiga;
- má qualidade do sono;
- cansaço excessivo;
- dores de cabeça;
- falta de memória;
- dificuldade de concentração;
- alterações de humor;
- dormência e formigamento corporal;
- sensação de enrijecimento das articulações;
- cólicas abdominais.
Fibromialgia tem cura?
Infelizmente, não há cura para a doença. Por isso, é indicado seguir algumas medidas para conseguir controlar os sintomas.
Como aliviar as dores da fibromialgia
O especialista Dr. Rafael Pontes Andreussi, da Cobra Reumatologia, deu algumas dicas de tratamentos e recomendações que ajudam a aliviar e controlar as dores da fibromialgia.
“É possível ter uma abordagem multidisciplinar, envolvendo tratamentos medicamentosos e não medicamentosos, sendo capaz de aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do paciente”, explica.
Segundo ele, “entre os medicamentos utilizados estão os analgésicos, relaxantes musculares, antidepressivos e moduladores da dor, embora o principal tratamento da fibromialgia seja a prática de exercícios físicos, principalmente aeróbicos, como caminhadas, natação ou bicicleta”.
“Fisioterapia, acupuntura e terapias de movimento e meditação, como yoga, também corroboram para o controle da dor. Já a abordagem psicológica com terapia cognitiva-comportamental ajuda o paciente a aprender como enfrentar seus sintomas, e estudos apontam para a menor necessidade de medicações analgésicas pelos adeptos desta modalidade”, conclui.
Para finalizar, ele dá, segundo ele, a dica mais importante: “procure o médico certo! Apenas um reumatologista pode diagnosticar e indicar o tratamento adequado”.
Quer saber mais sobre tratamentos que ajudam em dores crônicas? Então leia o que é a eutonia e quais são seus benefícios.