Diante das centenas de opções de produtos de beleza disponíveis no mercado atualmente, muitas pessoas acabaram adotando o uso da maquiagem com FPS na hora de proteger a pele. Mas será que ela substitui o uso do filtro solar?
De acordo com Bruna Dacier, dermatologista no Rio de Janeiro, a resposta é: na maioria das vezes, não. Além de normalmente possuírem um fator de proteção baixo – em geral de 15 a 20 –, ainda não existem estudos científicos que comprovem sua eficácia relacionada à redução do expossoma, ou seja, os danos causados na pele pela radiação UV.
“Além disso, esses cosméticos não englobam o fator de proteção UVA, hoje em dia muito indicado para aumentar a proteção UV em nossa pele”, ela aponta.
“Outro ponto importante é a quantidade [de produto] utilizada. Além de geralmente ser menor do que o indicado para eficácia da proteção solar, também pode sair facilmente após longos períodos.”
Por este motivo, o uso do protetor solar tradicional é indispensável no dia a dia.
Como substituir a maquiagem com FPS

Se você não abre mão de se maquiar todo dia, o ideal é usar os produtos depois de aplicar um bom filtro solar na pele. Outra sugestão da profissional é apostar em opções de filtros tonalizados, que possuem efeito de base.
“Você pode usar sua maquiagem favorita associada ao protetor solar! Ambos são cosméticos compatíveis que se complementam, então aplique sua maquiagem após o filtro solar indicado para sua pele. O efeito de cobertura e a presença de filtros físicos (óxido de ferro) aumentam a proteção dos filtros sem cor!”