Não é de hoje que os cílios ganharam destaque no mundo da beleza, com técnicas de alongamento e infinitas opções de máscaras para valorizá-los ainda mais. Mas se engana quem pensa que eles também não demandam cuidados especiais.
Camila Azzini, dermatologista em Florianópolis, Santa Catarina, indicou três dicas que podem te ajudar a ter fios mais saudáveis e bonitos, especialmente se você é adepta das extensões.
3 dicas de cuidados com os cílios

- Sempre tire a maquiagem antes de dormir
Para isso, só é preciso um algodão e seu demaquilante preferido. “Com muita delicadeza, você vai umedecendo [os cílios] e retirando aos pouquinhos. Nada de ficar esfregando”, ressalta a profissional.
- Tente ficar um tempo sem usar cílios postiços
Se você adotou este procedimento para valorizar seus fios naturais, saiba que também é importante dar um tempo da aplicação para que eles respirem e se recuperem.
“Aquela cola usada pode dar uma irritação chamada blefarite, com descamação e coceira, fazendo cair ainda mais seus cílios”, explica a profissional.
Ela também explica que a implantação dos cílios é um pouquinho mais superficial do que a do cabelo. Por este motivo, ele se solta com muito mais facilidade do que os fios da cabeça. Além disso, a fase de crescimento dele é muito pequena – dura de 30 a 45 dias –, então ele cai muito rápido.
“Aquela pequena extensão que você colocou pode pesar muito e arrancar seu fio natural”, completa.
- Se sentir necessidade, peça um remédio para seu dermatologista
Segundo Camila, algumas medicações com prescrição médica podem ajudar a aumentar a fase de crescimento dos cílios, fazendo com que ele atinja um tamanho bem maior do que o natural. Para isso, contudo, é necessário consultar seu dermatologista sobre essa possibilidade.