A relação dos alimentos com uma vida saudável não é nenhuma novidade. Mas você sabe como a alimentação influencia na pele?
Entenda de uma vez por todas como a alimentação influencia na pele
Assim como ocorre em qualquer outra parte do nosso corpo, a pele depende do fornecimento adequado de componentes nutricionais.
Mas como conseguir esses componentes? Uma das fontes é exatamente por meio do consumo dos alimentos certos, que forneçam os nutrientes necessários.
“Os alimentos, principalmente aqueles mais naturais, como frutas, verduras, legumes, castanhas, carnes, cereais, leguminosas, ovos e etc, são fontes de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, tais como carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e compostos antioxidantes”, comenta Juliana Gonçalves (@jugoncalves.nutri), nutricionista, pós-graduada em comportamento alimentar e coaching nutricional, pós-graduanda em nutrição clínica funcional e, também, fitoterapia funcional.
“É importante pensar que esses nutrientes são fundamentais para funções vitais do nosso organismo e pelas reações bioquímicas responsáveis por nos manter vivos. Depois de cumprir essa sua função básica, ele é direcionado aos anexos que são a pele, cabelos e unhas. Por esse motivo é importante ter uma alimentação rica e variada, porque se você não ingerir alimentos de qualidade, que tenham uma boa oferta desses nutrientes, eles não “sobrarão” para esses anexos”, explica ela.
Portanto, para que os alimentos possam cumprir bem sua função, é preciso se alimentar corretamente. “Uma pele bonita e saudável sempre será resultado de um corpo que está também saudável e bem nutrido!”, conclui a nutricionista.
Para conquistar esses nutrientes, é importante ingerir alimentos que são bons para a pele, como peixes, grãos, legumes, frutas, vegetais, proteínas e outros. Evite os ultraprocessados e ricos em açúcar.
A importância da alimentação para pele: veja onde os alimentos podem atuar
Depois de entender como a alimentação influencia na pele, você deve estar querendo saber em quais situações os alimentos podem melhorar (ou piorar) os aspectos do corpo.
A resposta é: em todas as situações! A alimentação influencia em cada pedacinho do seu organismo. Veja a seguir alguns exemplos:
- os alimentos podem te ajudar a dormir melhor, como a goiaba;
- há alimentos que aliviam o estresse. A banana é um deles;
- a alimentação também tem o poder de combater a ansiedade. Aposte em atum e salmão;
- alguns alimentos causam celulite, e outros evitam;
- a alimentação pode ajudar a controlar sintomas de doenças, como a fibromialgia e psoríase;
- os alimentos certos podem fornecer equilíbrio hormonal, como as sementes de linhaça;
- entre outros.