Você sabia que nem sempre a pele ressecada é uma característica natural do seu organismo? Às vezes, algumas atitudes ou falta de cuidados no dia a dia é que fazem com que ela passe a apresentar esse aspecto.
Marília Acioli, dermatologista da Clínica Osmilto Brandão, de Salvador, Bahia, afirma que são erros pequenos que acabam levando a essa alteração na saúde da cútis. A seguir, ela listou 8 deles para que você fique atenta e evite-os:
8 erros que deixam a pele ressecada

- Tomar banho muito quente
A água em altas temperaturas só prejudica a pele. Portanto, opte sempre por deixá-la morna.
- Usar buchas no corpo diariamente
Passá-las em excesso na pele pode levar à remoção da camada de proteção da pele.
- Usar esfoliantes com muita frequência
Se você sente a necessidade de adicionar esse produto à sua rotina de cuidados, faça apenas de duas a três vezes na semana. Usá-lo em excesso desequilibra a integridade da barreira cutânea, podendo provocar mais infecções e coceiras na pele.
- Tomar mais de três banhos por dia
Isso também pode alterar a barreira de proteção da pele, levando ao ressecamento.
- Usar sabonetes antibacterianos rotineiramente
Ele conta com uma estrutura híbrida, que remove a maioria dos germes e evita a proliferação de doenças transmitidas através do contato físico. Em excesso, contudo, também prejudica a barreira de proteção da pele.

- Usar muito álcool em gel
Como já explicamos anteriormente, o álcool em gel leva ao ressecamento das mãos. Para evitar que isso aconteça, você pode optar por sempre lavar as mãos ou, ao aplicá-lo, usar hidratante logo em seguida.
- Usar produtos de limpeza sem luvas
Este é um grande erro, uma vez que os produtos possuem ingredientes que podem prejudicar – e muito! – a saúde das mãos. Por isso, proteja-as sempre com as luvas e depois faça uso de hidratante.
- Se expor ao sol em excesso
Além de deixar a pele ressecada, este erro ainda pode levar à queimaduras, piorar o melasma e, em casos graves, até causar um câncer.