Caracterizado pelo aparecimento de manchas escuras na região do rosto – principalmente no nariz, bochechas, testa, queixo e lábios -, o melasma é uma condição que atinge bastante as mulheres.
Quem sofre com este problema sabe bem que o principal cuidado é se proteger dos raios solares, uma vez que a exposição à luz ultravioleta causa e intensifica este quadro. Há, contudo, outras causas, como o uso de anticoncepcionais e algumas outras medicações, fatores hormonais, predisposição genética, algumas doenças (ex: hepatopatias) e gravidez.
De acordo com a dermatologista Marília Acioli, da Clínica Osmilto Brandão, de Salvador, Bahia, tomar algumas atitudes no dia a dia pode ajudar a amenizar este problema de pele. A seguir, ela indica quais são:
Cuidados com melasma na pele

- Não esfregue sua pele
Marília explica que toda fricção pode inflamar a pele e aumentar a mancha, portanto deve-se evitar esfregá-la.
- Se proteja dos raios de sol diretos e indiretos
Mesmo a radiação solar refletida pode piorar sua mancha. Por este motivo, o protetor solar deve ser usado sempre, mesmo que você esteja na sombra.
- Não negligencie o calor
Carro estacionado no sol, sauna, calor do secador de cabelos, abrir um forno quente… Estes são alguns exemplos de situações que podem piorar sua mancha.
- Proteja outras partes do corpo
Não adianta você proteger o rosto de forma exemplar se não faz isso com outras regiões como pescoço, colo e mãos, por exemplo. “Mesmo o sol em outras partes do corpo pode estilular a sua mancha a aparecer mais”, explica Marília.
- Siga as orientações médicas
Não tente usar clareadores sem prescrição de um dermatologista. Escolher o produto errado pode irritar sua pele e fazer a mancha piorar.
- Opte por um protetor solar de qualidade
“Um filtro solar de amplo espectro de cobertura é fundamental no tratamento do melasma”, finaliza a profissional.