Que atire a primeira pedra quem nunca precisou reaplicar o perfume porque, pouco tempo depois, a fragrância já havia desaparecido.
De acordo com a dermatologista Karla Lessa, de Vitória, Espírito Santo, isso pode acontecer por alguns motivos diferentes. O primeiro deles é a falta de hidratação na pele.
“Quanto mais sua pele estiver hidratada, mais o perfume tende a se fixar. Na pele mais oleosa, geralmente a fixação também é melhor”, explica.
Além disso, outros dois fatores também podem prejudicar a durabilidade da fragrância: transpiração e umidade do tempo.
“O suor também impacta muito. Quanto maior a transpiração, menor a fixação, porque o perfume é exalado na medida em que a pele respira”, ela conta. “E quanto mais quente o clima, menor a fixação”, completa.
Como fazer o perfume durar mais

Segundo Karla, os perfumes cítricos e aromáticos costumam ser os mais voláteis, porém há um outro fator a ser avaliado na hora de comprar o produto: a quantidade de óleos e concentração presente na composição.
A dermatologista explica que o ‘Éu de parfum’ e o ‘extreme de parfum’ são os mais concentrados e, portanto, oferecem melhor fixação.
Dito isso, ela listou algumas dicas básicas que fazem com que o perfume dure mais
- Não esfregue o perfume da pele. “Sabemos que essa prática é inconsciente, ainda mais nos pulsos. Mas isso faz as notas evaporarem mais rapidamente”, explica.
- Borrife em sua roupa! “Perfumar também ajuda a construir camadas de aromas. Mesmo que você só vá levar um casaquinho, dê uma borrifada nele. No fim do dia, quando for usá-lo, a fragrância vai estar lá bem presente.”
- Existem algumas partes do corpo onde o perfume exala com mais intensidade. “As regiões atrás da orelha, nuca e pulsos são as mais indicadas”, ela sugere.
- Por fim, não se esqueça de caprichar na hidratação da pele. Assim, o perfume se fixará ainda mais.