Existem diversos benefícios ao usar óleos essenciais para pele. Entre eles, podemos citar a prevenção de rugas e celulite! Quer conferir mais vantagens da aromaterapia para a pele e conhecer melhor o assunto? Então continue lendo este post!
Como usar a aromaterapia na pele?
Segundo a aromaterapeuta Tamara Torres (@ttamarattorres), “os óleos essenciais não devem ser utilizados diretamente na pele, pois podem causar irritação ou queimadura. Eles devem sempre ser diluídos em óleos vegetais com proporções adequadas”.
Ela ensina: “o ideal é que não misture mais do que cinco óleos nos tratamentos para que não altere as moléculas e o óleo seja absorvido corretamente”.
“A proporção utilizada para o uso corporal diário é de 3% para cada 30 ml, sendo igual a 30 ml de óleo vegetal (carreador) e 12 gotas de óleo essencial. Para uso diário facial, o correto é 0,5% para cada 30 ml, sendo igual a 30 ml de óleo vegetal (carreador) e 3 gotas de óleo essencial”, conclui.
Os óleos essenciais podem fazer parte de tratamentos de pele?
Tamara explica que o uso tópico dos óleos essenciais pode auxiliar na parte física do corpo e também no emocional, pois eles atingem diretamente o sistema límbico, que é o responsável pelos sentimentos.
“Quando utilizado na pele, o óleo tem duas funções, sendo na forma olfativa e no uso tópico. Quando absorvido pela pele, o organismo assume a função de cura no corpo. Ao utilizados em forma de óleo vegetal, dois minutos após a aplicação já estará passando pela corrente sanguínea e 20 minutos depois já atingiu todas as células do corpo”, comenta.
Quais os benefícios dos óleos essenciais para pele?
De acordo com a aromaterapeuta, os benefícios dos óleos essenciais para pele são:
- tratamento nos sinais de envelhecimento na pele;
- combate à celulite;
- hidratação da pele;
- tratamento de acnes;
- tratamento para foliculite;
- regeneração da pele em casos de queimaduras e feridas.
Além disso, eles podem ajudar na diminuição da retenção de líquido, auxiliando na drenagem linfática, na produção de anticorpos e ainda aliviar dores musculares, como a fibromialgia.
Quais são os aromas dos óleos essenciais mais indicados para a pele?
A profissional indica alguns aromas:
- gengibre: ativa a circulação, sendo bom para dores musculares, celulite e gordura localizada;
- lavanda: é um regenerador celular, sendo bom para acne e também tendo a função cicatrizante;
- tea tree: atua contra acnes e fungos, sendo bastante usado em micoses na unha;
- patchouli: para pele ressecada e/ou envelhecida;
- olíbano: ajuda na prevenção de rugas, possuindo efeito rejuvenescedor.
Lembre-se de que o tratamento ideal e quais os óleos essenciais para pele que deverão ser usados por você devem ter indicação de um profissional, avaliando seu caso de forma individual.
Gostou do assunto? Deixe seu comentário e continue acompanhando o blog da Ervik para mais notícias sobre cuidados com a pele.