Ao longo dos anos, nossa pele passa por diversas mudanças que podem ser notadas através de rugas, linhas de expressão e flacidez. Para evitar e diminuir as ações do tempo, contudo, é possível adotar medidas específicas a cada fase de nossa vida. Aqui, falaremos dos cuidados para a pele madura.
É neste período, segundo explica a dermatologista Fernanda Porphirio, da Clínica Vanité, em São Paulo, que a derme se torna ainda mais sensível e fina. É também quando a renovação celular diminui o ritmo e, com isso, ocorre uma significativa redução da secreção sebácea.
Outra grande mudança é relacionada às flutuações hormonais da menopausa. Com elas, também acontece uma série de alterações, como desidratação, pigmentação, sensibilidade e redução da elasticidade da pele.
Abaixo, a profissional aponta os principais cuidados de beleza para a pele madura, a partir dos 40 anos.
Cuidados com a pele madura

Fernanda aponta que, para limpar a pele, leites ou loções de limpeza são os mais indicados, uma vez que alguns sabonetes podem ressecá-la ainda mais.
“Hidratantes em cremes ou loções cremosas que formam um filme oclusivo, impedindo a perda da água, são os veículos mais indicados”, ela sugere. “Deve-se dar preferência às fórmulas que, além de hidratar, tratem as principais necessidades da pele madura.”
Problema bastante comum na pele madura, as manchinhas amarronzadas podem ser evitadas com o uso de filtros solares com FPS igual ou superior a 50. Vale lembrar que eles também devem ser aplicados no dorso das mãos, que muitas vezes é esquecido e altamente exposto ao sol por longos períodos.
“Procedimentos complementares como peelings, toxina botulínica, preenchimentos, bioestimuladores de colágeno, jato de plasma, ultrassom microfocado, laserterapia e lifting podem ser recomendados a fim de amenizar os efeitos do tempo sobre a pele do rosto”, completa Fernanda.