Quando falamos em cuidados com o rosto, muita gente ainda acredita que só pessoas com idade mais avançada precisam manter uma rotina de skincare. Mas, acredite, a pele jovem demanda de tanta atenção quanto a madura.
Isso porque, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é a partir dos 25 anos que nosso organismo diminui a produção de colágeno – a proteína responsável por manter a saúde e beleza da cútis -, colaborando com o surgimento de rugas, flacidez e linhas de expressão.
Como explica a dermatologista Fernanda Porphirio, dermatologista da Clínica Vanité, em São Paulo, é por esta razão que pessoas jovens também precisam adotar uma rotina com algumas etapas de cuidados.
A seguir, a profissional aponta como deve ser este passo a passo!
Cuidados com a pele jovem

Fernanda explica que é nesta fase que ocorre um aumento de perda de água na pele. Assim, altera-se o nível de hidratação.
“Ela começa a perder colágeno e elastina, tornando-se, assim, menos firme e resistente. Podem aparecer manchas e as primeiras rugas finas”, aponta.
Com isso, as etapas de limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção se tornam ainda mais importantes. Não se esqueça também de estender os cuidados à área do colo e pescoço.
“A partir dos 25 anos, produtos especiais para a área dos olhos e renovadores celulares podem começar a ser usados. O uso diário de um fotoprotetor de amplo espectro, que proteja dos raios (anti-)UVA e (anti-)UVB e a luz visível não pode ser esquecido”, ela ressalta.
Outras duas etapas importantes nos cuidados da pele jovem são a da esfoliação e da hidratação, mas, agora, com uma máscara mais potente. Ambas devem acontecer uma vez por semana.
“Já, uma vez ao mês, faça uma limpeza de pele com um profissional qualificado”, finaliza Fernanda.