Lavar o rosto é uma das etapas mais importantes do skincare e, por isso, deve ser feita da maneira certa. Mesmo parecendo um processo simples, contudo, não é nada raro que seja feito da forma errada e, com isso, acabe prejudicando os próximos passos.
“Não enxaguar o suficiente, usar uma toalha suja, deixar o sabonete facial ou espuma de limpeza por muito tempo sobre a pele e usar água quente são alguns deles”, aponta a dermatologista Andrea Frange, de São Paulo.
A seguir, a profissional entrega o passo a passo ideal para lavar o rosto e limpar a pele da forma correta.
“É bastante simples, você precisa de uma espuma de limpeza com textura suave, escova facial com cerdas extramacias e uma toalha de algodão, que será reservada apenas para secar o rosto, evitando que ela entre em contato com resíduos de outros produtos, como shampoo e condicionador. Recomendo também o uso de uma faixa de cabelo para evitar que os fios atrapalhem ou caiam sobre o rosto durante a limpeza”, indica Andrea.
Como lavar o rosto corretamente?

1. Depois de remover toda a maquiagem com água micelar ou lenços de limpeza, umedeça o rosto com água corrente;
2. Aplique um pouco de espuma de limpeza sobre a mão, a quantidade deve ser equivalente a uma moeda;
3. Passe a espuma sobre o rosto umedecido e com a ajuda da escova facial, faça movimento circulares em toda a área por aproximadamente 1 minuto;
4. Enxague muito bem para tirar todo o produto da pele;
5. Seque o rosto com a toalha, apertando-a levemente, sem esfregá-lo;
6. Depois, basta seguir com as outras etapas de cuidado, como hidratação e proteção.
“O processo de lavar o rosto é superimportante para evitar o entupimento dos poros por conta do sebo acumulado, resíduos de poluição e impurezas, mas deve ser realizado apenas duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Caso contrário, pode provocar o efeito rebote, agravando quadros de ressecamento, descamações e irritações em peles secas ou aumentando a produção de sebo em peles oleosas”, alerta Andrea.