Cuidar da pele seca não é tarefa fácil. Com uma condição muito específica e que causa vários incômodos, como coceiras, irritações, ardor e vermelhidão, peles secas precisam de cuidados redobrados, tratamentos específicos e muita atenção para se manterem saudáveis.
Porém, para que essa rotina de cuidados seja efetiva, é preciso desfazer algumas confusões comuns quando o assunto é pele seca.
O primeiro mito é o de que peles secas e desidratadas são a mesma coisa. “A desidratação é uma condição temporária, que pode ocorrer sob várias condições, já a pele seca é um tipo de pele que tem pré-disposição genética para esse aspecto seco, que necessita de cuidados especializados contínuos”, explica a dermatologista Juliana Tepedino.
Mais um mito é o de que a pele seca não tem problema com acne. Na verdade, é o contrário. Se a pele seca não tiver uma rotina de limpeza e hidratação adequada, aliada a uma alimentação equilibrada, a acne pode aparecer.
Juliana aponta algumas causas que influenciam no aparecimento de acne em peles secas: “Usar hidratantes que não são adequados para este tipo de pele ou fazer um uso exagerado pode ser uma das causas para o aparecimento de acne. Além disso, alterações hormonais, medicamentos e suplementos específicos, e a má alimentação podem facilitar seu aparecimento”.
A boa notícia é que esses problemas podem ser evitados com um tratamento que atenda às necessidades específicas da pele seca. “A limpeza é essencial para remover resíduos e manter a pele saudável, mas deve ser feita com um sabonete adequado para evitar lesões e irritação da pele”, explica a dermatologista.