A menopausa traz uma série de mudanças para a vida das mulheres e a pele, é claro, também não fica fora disso.
Segundo dermatologistas da Clínica Osmilto Brandão, da Bahia, as alterações hormonais que ocorrem após o fim do ciclo menstrual podem acelerar o processo de envelhecimento. Isso porque a diminuição de fibras de colágeno chega a um ritmo de cerca de 2% ao ano.
O desequilíbrio hormonal característico dessa fase também deixa o rosto mais oleoso e sujeito à acne, além de ser a causa do aparecimento de pelos grossos sob o queixo e nas laterais da face.
A boa notícia é que é possível minimizar esses efeitos com algumas dicas de profissionais. Veja a seguir:
Cuidados com a pele na menopausa

- Proteja-se do sol
Como os tecidos são mais frágeis durante a menopausa, é indicado que a paciente evite a exposição direta ao sol caso não esteja usando um filtro solar de boa qualidade.
- Aumente o consumo de água
Os sinais de desidratação são mais evidentes durante a menopausa devido à redução de óleos produzidos por alterações hormonais, portanto não se esqueça de se hidratar com frequência.
- Adote uma dieta saudável
Esta pode ser uma dica óbvia e funcional para qualquer situação de nossas vidas, porém ela é ainda mais importante no período da menopausa. Apostar em ingredientes ricos em minerais e antioxidantes ajudará a melhorar a textura e aparência da pele.
- Evite o tabaco
Não é novidade que o cigarro é um dos piores inimigos da saúde da pele. Contudo, seu consumo é ainda mais nocivo para mulheres mais velhas, já que aumenta a presença de rugas e provoca a desidratação da pele.
- Conte com a ajuda dos procedimentos estéticos
Alguns procedimentos feitos por dermatologistas podem ajudá-la a amenizar os incômodos com sua pele. A toxina botulínica, por exemplo, reduz as rugas dinâmicas. Já o preenchimento com ácido hialurônico, por sua vez, devolve a sustentação ao rosto e minimiza sulcos, olheiras e perda de contorno.