O uso do protetor solar em casa é necessário e faz parte dos cuidados que você deve ter com a sua pele. A dermatologista e membro da Associação Brasileira de Medicina Estética (ABME), Dra. Bárbara Carneiro, explica o porquê.
Por que usar protetor solar em casa?
Muitas pessoas acreditam que, por não estar em contato com o sol, não é preciso usar filtro solar. Mas é aí que mora o perigo!
Segundo a dermatologista, é necessário, sim, usar protetor solar em casa. Isso porque a iluminação artificial aumenta o risco de desenvolver manchas e queimaduras, e até mesmo colabora para o envelhecimento da pele.
“Tanto a luz do sol como a artificial são prejudiciais para a pele. Inclusive, essas luzes aumentam o risco de câncer de pele, como de outras doenças, e influenciam no aparecimento de melasma e melanoses solares”, explica.
Sendo assim, a iluminação da tela dos aparelhos eletrônicos e das luminárias, por exemplo, podem afetar o rosto tanto quanto a luz solar.
Além disso, o frio pode prejudicar a pele. Portanto, o uso do filtro também se faz necessário! “Em dias frios, devemos hidratar bastante nossa pele e nossos lábios, devido ao ressecamento provocado pelas temperaturas mais baixas”, diz a doutora.
Quantas vezes passar protetor solar em casa?
De acordo com a Dra. Bárbara, o ideal é reaplicar o filtro solar de quatro em quatro horas.
Como passar filtro solar no rosto?
O protetor deve ser passado por último, depois de lavar, tonificar e hidratar a pele. É possível também utilizar a vitamina C como apoio, que ajuda na potencialização da ação do filtro solar.
Segundo a dermatologista, a ordem correta para os cuidados com o rosto é:
- lavar a pele;
- tonificar;
- passar a vitamina C;
- hidratar;
- proteger com o filtro solar.
Agora que você já sabe que precisa usar protetor solar mesmo sem sair de casa, não deixe de aplicar o produto e seguir as orientações da dermatologista — principalmente na era do home office!