Os alimentos influenciam em vários aspectos do nosso organismo. Com algumas doenças de pele, isso não é diferente. Por isso, hoje vamos falar sobre a alimentação para psoríase, que, geralmente, é hipocalórica (para ajudar a amenizar a gravidade da doença).
O que é psoríase?
A psoríase é uma doença de pele crônica e inflamatória, em que as células se acumulam de forma anormal, causando manchas e escamas. Geralmente, elas coçam e ficam ressecadas.
Quais as causas dessa doença de pele?
A doença pode aparecer por conta de algum problema do sistema imunológico, estresse, genética, infecções no local, entre outros fatores.
Alimentação para psoríase pode ajudar no tratamento
O tratamento da psoríase na pele consiste em amenizar os sintomas da doença e evitar sua piora.
De acordo com uma publicação nas redes sociais do Instituto Santa Rosa, em que a nutricionista Andrea Garcia atua, as dietas hipocalóricas costumam ser as mais indicadas para pacientes que sofrem com essa enfermidade.
Além disso, para evitar a prevenir os quadros da doença, existem alguns alimentos indicados, como:
- linhaça;
- óleo de fígado de bacalhau;
- vitamina D;
- leveduras;
- fígado;
- ômega-3;
- leite integral;
- castanha do Pará.
“Não consumir glúten e alimentos que possuem a proteína também é essencial para o progresso”, diz a publicação. Alguns destes alimentos são: aveia, trigo, centeio e cevada.
Agora que você sabe sobre a importância da alimentação para psoríase, fique atento ao que você coloca no seu prato!
Ajuste seus hábitos alimentares e lembre-se de procurar a ajuda de um profissional especializado para te orientar sobre qual é a melhor dieta para psoríase.
Aproveite e confira também as consequências da Covid-19 para a pele.