Os benefícios dos óleos essenciais para ansiedade e depressão

A aromaterapia pode ser um tratamento auxiliar para diversos problemas, inclusive para ajudar no bem-estar físico e mental. Para quem está passando por questões psicológicas, existem alguns óleos essenciais para ansiedade e depressão que podem complementar a medicina tradicional. Entenda melhor!

Aromaterapia para ansiedade e depressão: como ela pode ajudar?

O uso de óleos essenciais para ansiedade e depressão podem ser utilizados para auxiliar no tratamento da medicina tradicional. É importante ressaltar que essa prática não trará a cura, mas pode ajudar a fazer com que a pessoa se sinta melhor.

“Ao sentir o aroma, o olfato manda uma informação para o cérebro, onde ela é dissipada e vai atuar no hormônio ou na parte do corpo que queremos estimular”, explica Natália Lima, terapeuta holística e homeopata do Espaço Tatva, em São Paulo.

Porém, a psicóloga Júlia Aguiar faz um alerta: “a aromaterapia não é uma ferramenta da psicologia, mas sentir um cheiro pode fazer com que você associe memórias afetivas ou produza uma sensação de calma e alegria ou, também, de tristeza e repulsa. Por mais que a aromaterapia estude os benefícios estimulantes ou calmantes de determinada essência, não se garante que se aplique para todas as pessoas”.

Júlia explica: “o alecrim, por exemplo, é um aroma estimulante associado à alegria, mas se a pessoa atendida tem uma memória ruim ligada a esse cheiro, dificilmente ele vai alegrá-la. A subjetividade deve ser levada em consideração em primeiro lugar para que, aí sim, os aromas possam ser incluídos na terapêutica com a autonomia da pessoa atendida em selecionar os cheiros de acordo com os efeitos percebidos”.

“A neutralidade da psicóloga é fundamental para que um cheiro não seja associado sem querer no processo psicoterapêutico. Por exemplo: se a sala está aromatizada com uma essência de laranja no dia em que a pessoa conta sobre um trauma, esse aroma pode ser associado ao trauma dali para frente, sem a intenção”, conclui.

Benefícios dos óleos essenciais para ansiedade e depressão

Como você viu, os óleos essenciais podem ajudar, porém é necessário levar em conta o individual de cada um. Mas, quando utilizados olhando para a subjetividade, é possível adquirir benefícios como:

  • sensação de calma e sensatez;
  • produção de endorfina e oxitocina, os hormônios da alegria e do amor;
  • ativação de lembranças positivas;
  • diminuição do estresse;
  • autoconhecimento.

“Além disso, a aromaterapia também promove a sensação de estar cuidando de si, o que ajuda a nos sentirmos melhores”, comenta Natália.

O exercício de descrever um aroma pode também ser um treino interessante para descrever emoções, pensamentos e outras complexidades da nossa subjetividade.

“Uma pessoa com sintomas de ansiedade conseguir parar para sentir um cheiro e analisar os efeitos é uma forma de desacelerar. Já alguém com sintomas de depressão, que está triste com a vida, sentir um cheiro agradável e poder falar sobre o que a agradou também se torna um benefício”, complementa Júlia.

Aromas para depressão e ansiedade

A terapeuta holística cita algumas essências que podem ser usadas:

  • lavanda;
  • bergamota;
  • vetiver;
  • camomila romana;
  • ylang ylang.

Lembre-se de que o uso dos óleos deve ser indicado por profissionais.

“A aromaterapia pode ser um complemento do atendimento depois que as demandas foram identificadas, assim como os principais interesses da pessoa. E, quando utilizada como auxiliar, deve-se manter a atenção aos efeitos gerados”, finaliza a psicóloga.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Aproveite e leia também sobre os óleos essenciais para a pele!

Edu Ribeiro
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Dr. Carefy
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart