Os sentimentos podem afetar o corpo em diversos aspectos, ainda mais quando nos encontramos em uma situação tão crítica quanto a que estamos vivendo, com a pandemia do coronavírus. Por isso, é possível que o medo e a ansiedade causem dores no corpo.
Além da pandemia, você pode estar passando por momentos difíceis no trabalho, em casa ou em alguma outra situação. Como o corpo fala, pode ser que as dores que você sente estejam sendo causadas por essas angustias.
Como o medo e a ansiedade causam dores no corpo?
Mario Sabha Jr., PhD em neuroanatomia e anatomia humana pela Unicamp e terapeuta integrativo, explica:
“As células do nosso corpo são inteligentes e, o que mais interfere nessa inteligência, além da nutrição e do exercício físico, são as nossas emoções. Caso a pessoa esteja pensando e emitindo impulsos de medo, raiva, culpa e sentimentos de autoflagelação, isso interfere negativamente no corpo e pode até causar alterações genéticas, na imunidade e em toda a parte endócrina e metabólica, provocando doenças”.
Dessa forma, tudo o que sentimos está ligado com nosso corpo. “Os sintomas são diversos desde os de ordem psicológica, como medo, ansiedade, rejeição e culpa, até dores, fibromialgia e Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT)”, complementa o PhD.
Grande parte das dores no corpo têm origem emocional. Segundo o profissional, “quase 100% dos problemas têm componentes emocionais mais do que gostaríamos. Em um caso mais clássico, a pessoa sente dores que caminham pelo corpo e relata que elas pioram quando fica nervosa ou ansiosa”.
Como evitar e tratar as dores emocionais?
Cuidar da saúde mental é mais do que necessário!
O especialista sugere os tratamentos convencionais e aqueles que utilizam técnicas de programação neurolinguística, mentorias individuais e terapias metafísicas.
“Eles não só eliminam as dores como também fazem com que a pessoa explore o que tem de melhor de dentro para fora. Existem também pessoas que não conseguem expor os sentimentos e, por isso, é necessário fazer o tratamento fluir por meio do corpo utilizando a osteopatia, quiropraxia e acupuntura, para depois trabalhar as emoções”, complementa.
Agora que você sabe que o medo e a ansiedade causam dores no corpo, fique atento aos sinais e cuide de você!
Saiba mais sobre tratamentos para dores crônicas.