Para muitas mulheres, o período pré-menstrual é um verdadeiro pesadelo, com direito a inchaço, oscilação de humor, indisposição e tantos outros incômodos. Mesmo não sendo possível fugir destes incômodos, há algumas formas de amenizá-los, e uma delas é com a ajuda de um chá para TPM.
De acordo com a nutricionista Aline Quissak, de Curitiba, Paraná, a infusão de três ervas juntas é o suficiente para amenizar os sintomas deste período do mês e deixá-lo mais leve e tranquilo. Confira a seguir a receita e a função de cada ingrediente segundo a profissional.
Receita de chá para TPM

- Ingredientes
1 sache* de amora, 1 de erva-doce e 1 de camomila.
*Você pode substituir os saches por uma colher de sobremesa da erva.
- Modo de preparo
Coloque todos os ingredientes em uma xícara e adicione 200ml de água quente. Rampe a xícara por 8 minutos para que se aproveite o melhor dos nutrientes. Pronto! Se fizer com as ervas, peneire antes de beber.
Benefícios dos ingredientes do chá

“Se você não está relaxada na pré-menstruação é porque seu estrogênio está muito alto, seja o tempo todo ou no momento errado. Ele que dá energia para a gente e, se está alto demais, acaba virando irritabilidade e nervosismo”, explica Aline. “Para isso a folha da amora ajuda muito o nível de estrogênio, assim como a romã e o morango.”
A camomila, por sua vez, oferece uma função tripla. Além de ajudar na ansiedade, por aumentar o gaba – nosso neurotransmissor do relaxamento, ela também melhora a retenção de liquido e fornece um um antioxidante ótimo para diminuir a vontade de doces.
Por fim, a erva doce é ideal para ajudar mulheres que sofrem com a barriga estufada e intestino desregulado neste período do mês.
Para sentir o efeito destes benefícios, Aline sugere o consumo de três xícaras do chá para TPM por dia, entre as refeições.