Você sabia que o pilates alivia sintomas da TPM? Um estudo publicado no Complementary Therapies in Medicine, apontou que o método reduz, de forma significativa, os sintomas da síndrome pré-menstrual.
A pesquisa é pioneira na investigação dos efeitos do pilates no combate a nossa TPM. Estudos anteriores já haviam identificado os efeitos positivos de diferentes práticas esportivas e a maioria dessas pesquisas mostrou que as mulheres fisicamente ativas apresentavam menos manifestações do que as sedentárias.
Estima-se que quase metade das mulheres apresenta sintomas na fase que antecede a menstruação. Em geral, as manifestações começam 15 dias antes do período menstrual. Muitas vezes, são sintomas que interferem no dia a dia da mulher e pioram a qualidade de vida.
Sintomas da TPM
- Irritabilidade
- Ansiedade
- Agitação
- Insônia
- Dificuldade de concentração
- Cansaço
- Retenção hídrica
- Ganho de peso transitório
- Mamas doloridas
- Dores nas costas
- Dor de cabeça
Benefícios do pilates
O Pilates foi criado por Joseph Pilates, em 1914. O objetivo era ajudar na recuperação de soldados feridos na Primeira Guerra Mundial. O método ganhou o mundo e hoje é reconhecido por seus inúmeros benefícios físicos, mentais e emocionais.
Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em pilates, os efeitos positivos do método são globais, com melhoras na saúde física, mental e emocional.
“Quando pensamos nos principais sintomas da TPM, faz muito sentido que o pilates possa contribuir para amenizá-los. Ao longo dos anos, muitos estudos apontaram que o método ajuda a reduzir a ansiedade, a depressão e o estresse. Além disso, também melhora o sono e a concentração”.
“A mulher na TPM pode se sentir bastante tensa e/ou irritada. E uma das técnicas que mais ajudam nesses momentos de nervosismo é a respiração profunda, necessária para a realização dos movimentos no pilates. Além de controlar a respiração, há necessidade de aprender a se concentrar para conseguir fazer os exercícios”, ressalta Walkíria.
“Voltar a atenção exclusivamente para si e para os movimentos que precisam ser realizados, ajuda a esvaziar a mente e a atingir um estado de equilíbrio e de bem-estar, pontos essenciais para amenizar os sintomas”, comenta Walkíria.
Creme relaxante ajuda nos sintomas da TPM?
Sim. Tirar um tempinho para o autocuidado é essencial para aumentar o bem-estar e aliviar as tensões do dia a dia. Por isso, nossa sugestão é dedicar algumas horinhas após o dia intenso de trabalho e apostar em massagens relaxantes. O Creme Corporal Relax Max – Ervik , por exemplo, pode te ajudar, afinal, o produto promove ação refrescante e sensação de bem-estar. Contém também extratos e óleos naturais que auxiliam no alívio do cansaço muscular.

