Bruxismo: o que é e como tratar

Ansiedade, medo, dúvidas e preocupações.  A pandemia despertou muitos sentimentos e questionamentos em muitas pessoas.  Algumas tiveram impacto na saúde física e mental. Um dos problemas que muitas pessoas relatam em clínicas odontológicas ter piorado muito nesse período de pandemia é o bruxismo.  

O que é bruxismo?

“Essa é uma desordem de movimento relacionada ao sistema nervoso central, com causa desconhecida. Mas sabe-se que é extremamente ligada ao estresse”, explica Anderson Marques, cirurgião dentista especialista em Odontologia estética pela USP de Ribeirão Preto e Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

“ Foi observado, em todo o mundo, durante esta pandemia, um aumento significativo dos casos de bruxismo nos consultórios odontológicos. Acredita-se que este aumento se deve ao grande quadro de estresse que todos nós passamos por conta da tensão com a COVID-19. O organismo descarrega de alguma forma esse estresse e nós passamos a apertar a musculatura facial e acabamos por prejudicar os dentes também”, detalha Anderson.  

Tipos de bruxismo

O bruxismo é dividido em duas categorias. ”O cêntrico ou apartamento dental e o excêntrico que é o ranger dos dentes. O primeiro, afeta mais a musculatura do rosto causando fadiga muscular, dores de cabeça e até mesmo assimetrias faciais. Já o segundo, pode causar desgastes dentários e até mesmo fraturas dos dentes. Consequências estas, que podem ser irreversíveis, por isso a importância de tratar de forma precoce já nos primeiros sintomas”, detalha o cirurgião.

O bruxismo pode ser noturno, ou seja, pode aparecer durante o sono. “Com isso o paciente não tem controle sobre esses movimentos. Quando é diurno, o paciente pode se pegar apertando ou rangendo os dentes, e quando percebe pode se policiar e tentar não fazer os movimentos”, explica o especialista.

Tratamento para bruxismo

Existem diversas opções de tratamento, porém não há cura para o bruxismo.  “Dentre as diversas opções de tratamento destaco: placa miorelaxante para proteção dos dentes e da musculatura, paciente utiliza ao dormir. Aplicação de Toxina Botulínica (BOTOX) que diminui a forca muscular e consequentemente, alivia as dores e os problemas advindos deste quadro. O tratamento com fisioterapeuta, acumputurista e psicólogo também pode ajudar nestas situações”, afirma o médico.

Importância do autocuidado

Outra sugestão é apostar em momentos relaxantes depois do trabalho. Para isso, prepare um mini spa em casa e tire um tempinho para você. Use e abuse de cremes hidratantes e relaxantes, como, por exemplo, o Relax Max da Ervik.

O creme corporal Relax Max – Ervik promove ação refrescante e sensação de bem-estar. Contém extratos e óleos naturais que auxiliam no alívio do cansaço muscular. Que tal?!

Edu Ribeiro
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Dr. Carefy
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart