Vitamina D reduz riscos de complicações na gravidez

No inverno, os dias ficam mais curtos e escuros. Esses dois fatores diminuem drasticamente a exposição solar, fundamental para o organismo obter a vitamina D.

“A vitamina D é um pró-hormônio que atua no bom funcionamento do sistema imunológico, auxilia na absorção de cálcio pelos ossos e possui ação positiva sobre o sistema muscular. Para o organismo obter a vitamina, a exposição solar é fundamental, uma vez que 80% desta absorção pela pele é ativada pelo sol”, afirma Durval Ribas Filho, médico endocrinologista, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Para evitar os casos de deficiência da vitamina nesse momento do ano, a suplementação é indicada para fornecer os níveis ideais de vitamina D para o organismo de forma prática e eficaz, com orientação médica.

4 benefícios que a vitamina D traz para o organismo

Fortalecimento da imunidade
A vitamina D pode ajudar no fortalecimento do sistema imune, participando do processo de defesa do corpo contra agentes infecciosos. Pode auxiliar também no combate a outras doenças, como problemas cardíacos, osteoporose, câncer, gripe, resfriado, doenças autoimunes e diabetes, como relata a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Prevenção na gravidez
A vitamina tem um papel ainda mais importante para as grávidas. Segundo a revisão Cochrane (2019), a suplementação dessa vitamina pode melhorar a evolução da gestação e reduzir riscos de complicações. Estudos observacionais apontam também que entre os benefícios deste pró-hormônio durante a gravidez estão a redução de partos prematuros e de diabetes gestacional. Em gestantes de alto risco, pode ajudar a prevenir a chamada pré-eclâmpsia, que acontece quando a pressão se eleva durante a gestação.

Desempenho muscular dos idosos
Uma pesquisa realizada na Irlanda mostrou que níveis baixos de vitamina D foram associados ao comprometimento da força e desempenho muscular em um grande estudo realizado com idosos. A vitamina D é fundamental para ajudar a evitar doenças ósseas e proteger a função do músculo esquelético no envelhecimento.

Desenvolvimento infantil
A vitamina D também é fundamental para crianças, pois a tem um papel essencial no crescimento, sendo responsável pela formação e desenvolvimento dos ossos, além de estar associada ao bom funcionamento dos sistemas imunológico e respiratório, entre outras diversas funções. É a única vitamina com indicação formal de suplementação na infância, segundo orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Edu Ribeiro
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Dr. Carefy
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart