Muito mais do que apenas refrescar o corpo, a água termal é capaz de oferecer diversos benefícios para a pele e até mesmo para o cabelo de quem a adiciona na rotina de cuidados de beleza.
De acordo com Karla Lessa, dermatologista de Vitória, Espírito Santo, este produto possui ação hidratante, antioxidante e ainda equilibra o pH da pele. Isso, segundo ela, se deve à alta concentração de sais minerais e pH neutro e alcalino da água proveniente de fontes termais.
Se você ainda não sabe como usar a água termal, mas quer aproveitar o melhor de seus benefícios, confira a seguir algumas sugestões da dermatologista:
Quando usar a água termal: 5 momentos diferentes

- Depois da depilação
A água termal gelada ajuda a manter o pH da pele e oferece efeito anti-inflamatório, anti-irritante e calmante. Além disso, ela ainda prepara a área para receber o hidratante. Por este motivo, Karla considera o produto perfeito para aquele momento pós-depilação, quando virilhas, axilas e pernas ficam supersensíveis.
- Depois do treino
“Além de refrescar, a água termal ainda ajuda a repor os oligoelementos e sais minerais perdidos pela transpiração”, explica a profissional. Com isso, o uso ajudará a manter o equilíbrio e a saúde da pele.
- Durante ou depois da exposição ao sol
Por conta da alta concentração de micronutrientes – substâncias que melhoram a capacidade de recuperação das células -, o produto tem ação anti-inflamatória e reparadora da barreira cutânea. Além disso, ele ainda age como cicatrizante.
- Após procedimentos estéticos faciais
A água termal é indicada para ser aplicada na face após procedimentos como lasers e peelings. “Selênio, zinco e silício são ótimos reparadores de barreira cutânea e estimulantes de uma cicatrização mais rápida!”, aponta a dermatologista.
- Depois de lavar o cabelo
Após o banho, aplique a água no comprimento dos fios enquanto eles ainda estiverem úmidos. As propriedades presentes nela ajudarão a dar mais brilho ao cabelo.