Cabelo branco: tudo que você precisa saber sobre esses fios!
Cabelos brancos parecem ser um verdadeiro mistério para algumas pessoas, principalmente porque eles não têm idade certa para aparecer ou porque alguns fios surgem grisalhos da raiz as pontas em meio a todos os outros fios coloridos.
Por isso, preparamos esse conteúdo bem explicativo- incluindo algumas curiosidades! – sobre coisas que você pode não saber sobre o cabelo branco: como é a estrutura do fio grisalho, as maneiras de reverter a situação e como manter o seu cabelo macio, brilhoso e saudável.
Como ocorre a despigmentação do fio?
Os cabelos brancos, também chamados de canice, são resultado de um processo natural do organismo, o qual geralmente acontece após os 25 ou 30 anos. É nessa faixa etária em que os melanócitos, células responsáveis pela produção de pigmento no bulbo capilar, começam a perder a capacidade de produzir melanina.
O cabelo branco não é cinza: na verdade, ele é um fio sem nenhum pigmento
Como sabemos, o cabelo branco surge quando o organismo deixa de produzir células de pigmento, também conhecidas como melanina, que dá a cor aos fios. Por isso, não é que o cabelo branco tenha a cor cinza, grisalho: é que eles simplesmente não têm cor alguma. Por isso, as colorações, que contém pigmentos, fixam rápido na mesma proporção que também saem mais rápido, já que o cabelo branco também tem poucos nutrientes para reter a cor no fio.
O cabelo branco fica amarelo devido à falta de melanina
Você já deve ter observado que um fio inteiro de cabelo branco, provavelmente tem alguma parte do fio amarelada. Isso acontece porque a queratina, proteína que compõe o cabelo, tem um tom naturalmente amarelo. Então, quando o fio perde a melanina, a tonalidade amarela da queratina fica em evidência. Outros motivos que podem provocar a aparição de cabelo branco são doenças autoimunes. Também suspeita-se de que o uso de certos produtos para cabelos que contenham peróxido de hidrogênio possam comprometer a produção de melanina dos fios.
Os cabelos brancos são mais secos e ásperos porque não têm nutrientes
Ao tocar um fio de cabelo branco, pode perceber: eles são mais secos, ásperos, frágeis e têm até uma forma diferente dos fios com cor natural. Isso acontece porque, geralmente, o fio grisalho tem as cutículas abertas, o que faz com que percam nutrientes e outros componentes com mais facilidade, o que faz com que eles fiquem secos.
Se cabelo branco não for por uma condição genética, pode ser por estresse e maus hábitos alimentares
Cabelo branco é genética: se seus pais tiveram fios brancos cedo, provavelmente você começará a ter na mesma idade. Mas também pode ter outras causas, como o estresse e a má alimentação, que fazem com que o organismo deixe de produzir a melanina nos melanócitos – que são as células que formam a matriz dos cabelos. O fio também pode começar a ficar branco devido a falta de vitamina B12, por exemplo, que prejudica a circulação sanguínea nos folículos.
Usar coloração, vale a pena?
Para quem pensa em pintar o cabelo para esconder os fios brancos, acabam apostando em tonalizantes ou colorações permanentes que não costumam ser eficientes a longo prazo.
Os tonalizantes saem conforme as lavagens e ainda que o uso das colorações permanentes pareçam dar resultado, ela sai com muita facilidade, uma vez que as colorações, que contém pigmentos, fixam rápido mas também desbotam ou saem completamente mais rápido, devido ao cabelo branco não ter tantos nutrientes para reter a cor no fio.
Não pense, em caso algum, que pintar os cabelos integralmente de branco é a solução mais acertada. Antes pelo contrário. Para conseguir uma cabeleira inteiramente branca, teria de descolorir todo o cabelo, pelo que acabaria por prejudicar o mesmo. Além do mais, só muito dificilmente iria conseguir obter o mesmo branco que o seu. Esteticamente, ficaria com um resultado não muito satisfatório.
Cabelo branco dá coceira na cabeça?
Associar o surgimento de cabelos brancos à coceira no couro cabeludo provavelmente também não passa de um mito, já que não existem motivos aparentes para estas situações capilares estarem relacionadas.
Se arrancar um fio branco, não vão nascer outros dois no lugar
Você já deve ter escutado a história de que “ao arrancar 1 fio de cabelo, nascem 2”. Mas isso não passa de um mito: o que acontece é que todo fio que nasce branco vai continuar nascendo sempre branco, sem pigmentação, no mesmo lugar, já que o folículo desse fio “envelheceu”. Cada folículo é capaz de produzir um número certo de fios ao longo da vida, e o processo de nascimento do fio branco se repete até que a “cota” daquele folículo se esgote. A não ser que você faça um tratamento correto, tratando de fato a saúde do seu fio.
Sim, existe solução!
Além dos cuidados com alimentação, estress excessivo e entre outros, o tratamento para cabelo branco, com o sérum Capilar drjack antigris, nova linha da Ervik Dermocosméticos, é de fato a melhor aposta para o problema de cabelo branco. Formulado através da biotecnologia e nanotecnologia, o antigris contém Greyverse e entre outros ativos que agem de forma semelhante ao Alfa-MSH, um hormônio presente no organismo, responsável por estimular as células produtoras de pigmento e que tem a função de ativar a produção de melanina. Os resultados são comprovados e podem ser visíveis com pouco tempo de uso.
O sérum drjack antigris possui extrato de óleos naturais, vitaminas e também Tyrosilane, o percursor da melanina, estimulando os queratinócitos, fibroblastos e os melanócitos, melhorando as propriedades biomecânicas e otimizando a comunicação celular. A combinação do núcleo de silício orgânico e tirosina torna Tyrosilane um ingrediente ativo multifuncional direcionado aos melanócitos e sua ação sintetizadora de melanina. Testado (in vitro e in vivo) e aprovado mundialmente.
Possui também Tripeptídeo de Cobre, que auxilia na revitalização do folículo capilar, estimula o crescimento capilar, estimula a regeneração celular, melhora a circulação sanguínea e a oxigenação do bulbo capilar, atua como um poderoso antioxidante, estimulando a função enzimática da Superóxido Dismutase. Aliás ele é muito utilizado em tratamento estéticos de microagulhamento – ativo com estudo já comprovado!
Agora que você já conhece o antigris e sabe que ele poderá reduzir os seus fios brancos e recupera a cor natural dos seus cabelos, não perca mais tempo! Clique no botão abaixo e inicie o seu tratamento.
Mas caso você ainda esteja com algum receio e deseja obter mais informações sobre o antigris, sérum capilar que reduzir os fios brancos e recupera a cor natural dos seus cabelos. Clique no botão abaixo e entenda mais sobre esse produto inovador.