Tinturas para cabelo: prós e contras de 3 tipos (da temporária à permanente!)

Seja para fazer uma transformação, cobrir fiozinhos brancos ou apenas valorizar a cor natural, muitas pessoas apostam nas tinturas para cabelo na hora de mudar o visual.

Além de existir uma infinidade de tons, hoje em dia ainda é possível escolher por quanto tempo “carregar” esse novo estilo consigo. Para quem busca uma opção mais rápida, por exemplo, as tinturas temporárias são uma ótima aposta. Já quem quer uma durabilidade maior, a versão permanente é mais indicada.

De acordo com Camila Rosa, dermatologista na AcneClin, em São Paulo, todos os tipos de tinturas para cabelo possuem prós e contras – sejam elas com duração curta ou longa. A seguir, ela explica tudo sobre a versão temporária, semi-permanente e permanente.

Tipos de tinturas para cabelo

tinturas para cabelo

Tintura temporária

Feita a partir de papel crepom, giz, anilina e corantes alimentícios, esta é uma forma de colorir o cabelo sem prejudicar a saúde dos fios. Isso porque, segundo Camila, todas as opções citadas são livres de amônia e oxidante. Nelas há apenas corante, que adere na cutícula, a parte externa dos fios.

  • Vantagens: causam menos reações alérgicas ou dermatites de contato, além de possuir fácil aplicação e não agredir o cabelo.
  • Desvantagens: geralmente dura apenas uma lavagem.

Tintura semi-permanente

Também conhecida como tonalizante, esta opção é livre de amônia. Diferente das demais opções, contudo, ela é usada apenas para escurecer o cabelo, através de um pigmento que penetra na camada externa dos fios. Alguns exemplos são a henna, shampoos e máscaras tonalizantes.

  • Vantagens: danifica pouco o cabelo, por penetrar apenas na camada externa, e tem uma duração de até doze lavagens.
  • Desvantagens: não clareia o cabelo, apenas escurece.

Tintura permanente

Indicado para quem busca uma mudança mais duradoura. Este tipo de tintura costuma ser à base de amônia e água oxigenada. Para colorir o fio, então, acontece uma reação de oxidação. É necessário também abrir a cutícula para que a solução penetre no cabelo e mude a cor.

  • Vantagens: diferente das outras tinturas para cabelo, nesta o pigmento não sai nas lavagens.
  • Desvantagens: prejudica os fios, deixando-os mais ásperos e secos.

Edu Ribeiro
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Dr. Carefy
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart