Lavar o cabelo todos os dias faz mal? Saiba qual é a frequência indicada

Seja por excesso de suor, oleosidade ou calor, muitas mulheres têm o costume de lavar o cabelo todos os dias. Essa atitude, contudo, se tornou um tema que gera bastante dúvida. Afinal, qual é a frequência ideal para fazer a limpeza dos fios?

De acordo com o dermatologista Daniel Cassiano, da clínica GRU, em São Paulo, existem alguns casos específicos onde é indicado aumentar a periodicidade da lavagem. Pessoas que têm fios oleosos, trabalham em contato com poluentes ou ambientes de exposição ambiental contínua e praticam atividade física constante são alguns deles.

“Essas pessoas podem e devem lavar os cabelos diariamente, utilizando produtos de boa qualidade intercalando fórmulas mais neutras para uso diário e compostos à base de extratos vegetais”, indica.

Na contramão daquelas que não deixam de fazer a limpeza diária, há algumas mulheres que preferem passar dias sem lavar o cabelo.

Esta, sim, é uma atitude errada, segundo o profissional. Isso porque, quando a higienização não acontece, o excesso de óleo produzido diariamente no couro cabeludo pode se acumular e favorecer a proliferação de fungos.

 “Muitas vezes, a falta da lavagem mais contínua nestes casos predispõe à dermatite seborreica com prurido (coceira), descamação, e queda capilar”, ele aponta

Como saber quando lavar o cabelo?

De acordo com Cassiano, não existe uma regra para isso, já que todos os cabelos são diferentes. Portanto, o ideal é fazer uma avaliação pessoal.

“Se o cabelo aparentar estar úmido, muito oleoso e com coceira, definitivamente, a lavagem já deveria ter sido feita”, orienta o profissional, que também ressalta que é contraindicado lavar os fios duas vezes ao dia ou dormir com eles molhados.

“Além disso, o ideal é não abusar da água quente e não lavar os cabelos à noite sem secar, o que pode provocar dermatite seborreica e queda. Nesses casos, é importante aplicar o shampoo apenas uma vez e o condicionador apenas no comprimento dos fios, para evitar que haja ressecamento das hastes capilares. Os produtos de coloração transparente, menos viscosos, com extratos vegetais, são os mais adequados para quem tem esta necessidade”, finaliza.

Edu Ribeiro
Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Dr. Carefy
Logo
Comparar itens
  • Total (0)
Comparar
0
Shopping cart