A escova rotativa caiu no gosto das mulheres que buscam praticidade na hora de se arrumar, uma vez que ela tem a função de secar e alisar ou modelar ao mesmo tempo. Este aparelho, contudo, também tem suas ressalvas para não prejudicar a saúde do cabelo.
Assim como o secador, as altas temperaturas alcançadas com a escova podem causar problemas para a estrutura interna dos fios, o córtex, levando até a mudar a forma da queratina e, com isso, prejudicar a elasticidade e resistência do cabelo.
“O dano causado vai depender da temperatura que o seu secador chegar. As escovas secadoras podem parecer inofensivas, mas elas podem a chegar a temperatura altas, assim como o secador comum”, explica Marcella Araújo, dermatologista de Recife, Pernambuco.
De acordo com a profissional algumas atitudes bastante simples podem ajudar a minimizar os prejuízos ao usar este acessório. Veja quais são elas:
Como usar a escova rotativa sem prejudicar o cabelo

Marcella apontou algumas dicas básicas que ajudam a usar a escova rotativa de forma mais segura para os fios.
Primeiramente, é importante checar a potência e temperatura final que o aparelho atinge. “Quanto mais calor ele fizer, mais rápido você vai secar seu cabelo. No entanto, mais dano ele vai causar!”
Além disso, nunca se esqueça de aplicar um protetor térmico nos fios antes de aplicar qualquer calor sobre ele – seja escova rotativa, secador ou chapinha.
“Eu tenho uma escova secadora. Acho super prática, porque acho que já seca e modela o meus cachos! Não uso diariamente e sempre uso meu protetor térmico antes. Não sou contra, só precisamos tomar os cuidados necessários e usar com moderação”, finaliza ela.