O mega hair caiu no gosto das mulheres que querem mudar o visual e alongar os cabelos de forma rápida, sem ter que esperar com que eles cresçam. Mas, assim como qualquer outro procedimento de beleza, ele também gera algumas dúvidas.
Antes de decidir colocar a extensão de fios, portanto, é importante se informar e saber exatamente como esta técnica funciona, assim como todos os seus prós, contras e cuidados essenciais.
Pensando nisso, o hair stylist e especialista em mega hair Chris Rodrigues, de São Paulo, esclareceu alguns segredos do alongamento de fios, explicando 10 mitos e verdades sobre o tema.
10 mitos e verdades sobre mega hair

- Mega hair estraga os fios: MITO
Alguns anos atrás, as técnicas não eram tão evoluídas, então elas acabavam estragando, sim, os fios. “Sendo aplicado e retirado da maneira correta, o mega hair não quebra nem danifica os fios naturais”, afirma.
- É dolorido para colocar: MITO
“O mega hair de fita adesiva, um dos tipos mais populares, é indolor, não pesa e ajuda no crescimento dos fios”, diz Chris.
- Dormir com mega hair molhado pode estragar o cabelo: VERDADE
Para evitar a queda de fios e outras complicações, nunca durma com o cabelo molhado se estiver com mega hair – seja de qual tipo for. “Além dessa prática aumentar a proliferação de bactérias e frizz, pode estragar o aplique e causar mofo no couro cabeludo entre as fitas do mega hair”, conta.
- A aplicação do mega hair demora muitas horas: MITO
Segundo o especialista, o mega hair, nos dias de hoje, leva de 30 a 45 minutos para ser aplicado.

- É possível usar secador, chapinha e babyliss nas extensões: VERDADE
“Dá para fazer escova, chapinha ou babyliss normalmente, desde que o cabelo seja puxado na mesma direção em que o mega foi colocado”, explica o hair stylist.
- O mega pode cair: VERDADE
Mesmo se você seguir todas as dicas do mundo, é bem provável que algumas mechas se soltem ao longo do tempo. “Principalmente se estiver próximo do período de manutenção, é uma possibilidade. Perder de uma a três fitas é normal. O que não é normal é perder 10 ou mais”, ressalta.
- Extensão de fitas adesiva é a opção que menos agride os fios: VERDADE
“É o método de mega hair mais seguro para a saúde do couro cabeludo e para a haste capilar. Por isso, é uma das únicas recomendadas pelos dermatologistas”, destaca o profissional.
“O mega adesivado é perfeito para quem tem fios finos e para quem não pretende arriscar na saúde capilar, pois ele não agride em nada o cabelo natural. Já que as mechas são presas em lâminas adesivas, não causa tração na raiz e nem quebra o cabelo na hora de fazer a manutenção.”

- Ele não é indicado para alongar cabelos cacheados e crespos: MITO
O especialista conta que é totalmente possível alongar cabelos cacheados e crespos. Contudo, na hora de escolher o mega hair, o ideal é que o alongamento tenha a textura parecida com a do cabelo natural.
“Quando você estiver em uma praia ou piscina e molhar o cabelo, ele vai secar sem você poder fazer escova ou chapinha. Assim, quando se coloca um cabelo que é diferente do natural, ele não combina e as chances da pessoa ficar insatisfeita com o resultado aumentam bastante.”
- A pessoa não pode entrar no mar ou na piscina com mega hair: MITO
Apesar de não ser indicado, não é proibido. Portanto, é um mito. “É importante alertar que o cloro pode mudar a coloração do cabelo e a água salgada, por sua vez, pode deixar os cabelos secos. Então, na hora de entrar na piscina ou no mar, é sugerido usar produtos leave-in e máscaras para manter o cabelo hidratado e saudável”, recomenda.
O especialista também não indica entrar no mar ou piscina com o cabelo solto para não embaraçar muito os fios. “É melhor, por exemplo, fazer um rabo de cavalo baixo ou até mesmo uma trança.“
- Posso lavar normalmente o cabelo com a extensão: VERDADE
Sim, você pode e deve. Mesmo usando a extensão, é necessário se certificar de que está cuidando bem do cabelo e do couro cabeludo que está embaixo do alongamento. “Por outro lado, a lavagem excessiva pode fazer com que a aplicação afrouxe e o mega hair dure menos do que o esperado”, alerta Chris.
Sempre dê preferência a produtos que sejam hidratantes e suaves para os cabelos, como o xampu e o condicionador. Escolha aqueles sem sulfato e que proporcionem muita nutrição e hidratação”, completa.